Jornal Edição do Brasil 13 de março de 2020 Destaques, Opinião
Diferentemente dos homens, as mulheres possuem um órgão exclusivo para o prazer, o clitóris, porém, a satisfação sexual foi negada a elas durante muitos séculos. Apesar das mulheres estarem mais empoderadas, há ainda um certo tabu quando o assunto é masturbação feminina. Segundo pesquisa feita pelo site Sexlog, 41% das mulheres revelaram estimular o clitóris todos os dias, 39% se masturbam de duas a três vezes por semana, 13% semanalmente e apenas 7% disseram se tocar quinzenalmente.

O estudo também perguntou quando elas descobriram o autoprazer. 62% das entrevistadas disseram que conheceram essa fonte de orgasmo ainda na adolescência (entre 13 e 18 anos), 25% tiveram o primeiro contato com seu próprio clitóris na juventude (entre 19 e 29 anos), 11% fizeram a descoberta já adultas, depois dos 30 anos e apenas 2% revelaram ter começado a estimular a zona erógena depois dos 40.

Para entender melhor sobre o assunto, o Edição do Brasil conversou com Vanessa de Oliveira. Ela é sexóloga, especialista em empoderamento feminino e autora de mais de 10 livros que mostram um caminho para lidar com a autoestima e os relacionamentos com mais segurança e independência.