Cuspir ou engolir? Essa é uma dúvida muito comum para muitas pessoas na hora do sexo, mas já adianto que essa decisão é totalmente de quem é dono ou dona da boca. Ah e pra quem está do outro lado, lembre: antes de ejacular, é preciso ter o consentimento de todos sobre onde será o destino do sêmen.

Muitas pessoas veem o engolir esperma como um fetiche na hora de receber ou fazer um bom sexo oral, fazem pelo prazer, enquanto outras acham essa história toda muito nojenta – e há homens e mulheres nos dois times, sabia? Por isso, hoje, eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre o assunto e tirar suas dúvidas sobre o sêmen.

O que é o sêmen? Entenda o que você vai botar pra dentro

O sêmen é um composto de fluidos das vesículas seminais da próstata e das glândulas bulbouretrais. Ele contém dois componentes separados: o esperma e o fluido. Além disso, possui uma quantidade de proteína bem pequena – não é substituto de pós-treino, viu? Só teria benefícios dietéticos se fossem consumidos litros de sêmen.

Há outros componentes que também fazem parte da composição do sêmen, são eles: frutose, sódio, citrato, cloreto, potássio, vitamina C e magnésio. Além desses, ele também contém mais de 50 compostos diferentes que variam entre hormônios, endorfinas, neurotransmissores e imunossupressores.

Apesar de ter várias substâncias, ele não supre a necessidade de ingerir alimentos que contenham essas mesmas substâncias. Tudo isso porque a quantidade em que elas estão presentes no sêmen é bem baixa.

Em termos de quantidade, a ejaculação típica pode encher cerca de uma colher de chá e contém apenas cerca de 5 a 7 calorias.

Engolir esperma engravida? Acabe com o medo!

Algumas pessoas também acreditam que engolir o sêmem engravida, afinal, o gozo possui espermatozóides o suficiente para engravidar uma pessoa, não é?! Porém dizer que engolir sêmen engravida é uma grande mentira, porque o único modo de engravidar é através do contato do espermatozóide com o óvulo, que só é possível pelo canal vaginal.

Então, se essa é uma preocupação sua ou da sua parceria, fiquem tranquilos: engolir esperma não engravida!

Qual é o cheiro do sêmen? Para ficarmos atentos

E não é só a composição do esperma que gera dúvidas, não é? Suas características também, como o cheiro. A fim de manter os espermatozóides vivos para que consigam prosperar, o nível de pH contido no sêmen é alto, o que dá uma acidez maior, por isso o cheiro pode variar de pessoa para pessoa e até mesmo aparentar água sanitária, mas isso é em decorrência do nível de pH.

Assim como na aparência dele, se estiver diferente do usual, ou apresentar características incomuns, recomenda-se visitar um médico para verificar o que pode ter acontecido, pois pode ser um reflexo da sua saúde.

Qual é o gosto do sêmen?

Se formos entender as boas línguas por aí, o sabor do sêmem pode ser salgado, outras dizem ser amargo, muitas vezes doce e até metálico. Esses sabores são influenciados pela composição presente no sêmen e até alguns fatores alimentícios podem deixar ele diferente.

Banner com desenho de bocas com a língua para fora e abaixo de cada uma escrita com tipos de sabores

Os componentes do esperma definem muito o sabor do sêmen, pois apenas uma pequena porção dele é esperma, ou seja, varia muito de pessoa para pessoa e do dia. Algumas evidências anedóticas, aquelas ditas pelo povo, sem comprovação, mas testadas, mostram que alguns alimentos modificam o sabor do sêmen.

Apesar de não ter nenhuma prova científica, é aceito socialmente que existem alguns hábitos alimentares que podem comprometer o funcionamento do organismo e, consequentemente, a produção de algumas das substâncias contidas no sêmen pode variar, deixando gostos e consistências diferentes.

Mas espera aí: porque algumas pessoas testaram e aprovaram alguns alimentos que ajudam na melhora do sabor, podemos dizer que eles têm certa validade. É o exemplo de algumas frutas e vegetais. Por outro lado, há também os alimentos que não ajudam tanto assim, como a carne vermelha, queijo e o café.

Dizem que abacaxi muda o gosto do sêmen e, se consumido 24h antes de ejacular, o sabor fica mais adocicado, o mesmo acontece com o consumo da canela. Então, se vocês não testaram ainda e estão a fim, tenta lá e conta para a gente se deu certo nos comentários!

Engolir ou cuspir?

A decisão é inteiramente sua depois de saber da condição da saúde da sua parceria. No momento que esquentar o clima, se você estiver com vontade, não tenha medo e experimente, se não gostar, não há problema nenhum em cuspir!

Agora, se você não quiser ingerir, saiba que há quem diga que o esperma faz bem para a pele, porque algumas das substâncias de sua composição ajudam na condição da derme – seria essa uma forma de skincare?